terça-feira, 8 de setembro de 2009

Um aviso para todos :)

Todos sem excepção ao longo da vida somos obrigados a fazer escolhas...
Umas mais fáceis outras mais complicadas de as tomar...
Mas claramente que já uma ou outra vez sentiram, como se vos "tirassem as rédeas" da mão...
Como que se vos obrigassem a escolher, vos "raptassem" por momentos e apenas vos libertassem depois de as decisões já estarem tomadas...
A minha pergunta é:
Até que ponto é que alguém pode fazer isso?
(Claro que se for um progenitor a fazer as escolhas pelo seu filho/a que ainda não tem capacidades para as tomar, eu não vejo mal)
Não temos nós como pessoas o direito ao livre arbítrio?
O direito de tomarmos as nossas próprias decisões por muito erradas que num futuro possam ser?
Quando fazemos uma escolha sabemos perfeitamente os prós e os contras dessa mesma decisão, por isso é que temos tendência a analisar todas as hipóteses antes de a tomar...
Dando uma espécie de exemplo...
Eu em tempos deixei-me levar e deixei que tomassem decisões por mim...
Alguém que na altura eu confiava a minha vida tomou a decisão que melhor lhe servia sem nunca pensar em mim mesmo sendo uma decisão que só a mim afectava directamente...
Posso dizer que graças a não me ter imposto, de ter deixado que decidissem por mim, perdi-me durante muito tempo...
Acabei por perder muito do que conhecia, muitos dos que me rodeavam, e sobretudo perdi a oportunidade de seguir um grande sonho...
Se por um lado me arrependo, por outro não o faço...
Pois de que outra forma iria eu aprender a não me por em último lugar???
Não é que a lição esteja muito bem aprendida, mas ao menos por vezes lembro-me que eu também importo...
E a outra parte da lição, essa sim foi interiorizada...
Nunca deixar novamente que alguém controle a minha vida...
Quando o deixamos acontecer vamos-nos perdendo e ninguém merece andar à deriva...
Pelo menos essa parte eu aprendi, e com este post quero apenas avisar para que nenhum dos que ler se deixe perder..
Tomem as rédeas da vossa vida, e não deixem de ser quem são...
Não façam como em tempos fiz...



Fenix

Sem comentários:

Enviar um comentário